quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Guerra Civil Afegã - Comunistas, Mujahidins, Talibã e EUA é claro!

Tudo começa em 17 de abril de 1978, um membro proeminente da facção Parcham do partido comunista PDPA (Partido Democrático Popular do Afeganistão), Khyber é morto. Em 27 de abril de 1978, os militares desfecharam um golpe de Estado, chefiado pelos partidos comunistas unificados Khalq e Parcham,O Presidente Mohammed Daoud Khan foi morto juntamente com familiares quando os golpistas tomaram o palácio presidencial. O episódio fica conhecido como Revolução de Saur.
Cidade de Cabul um dia após a Revolução de Saur
  O novo governo comunista encontra dificuldades ao governar devido a resistência do povo aos seus programas. O governo, então, pede apoio à União Soviética que interveio com ajuda militar. Mesmo assim estes não conseguem parar com a rebelião causada pelos “insurgentes” mujahidin afegãos que tinham como líder Ismail Khan, que agora contava com o apoio do Paquistão, dos EUA e da Arábia Saudita. Os mujahidim (do árabe que significa “combatente” ou “alguém que se empenha na luta”) desempenham um papel importante nessa guerra contra a invasão soviética e, posteriormente na guerra contra o governo. Em 1989 a União Soviética retira-se do Afeganistão. Após isso o governo continua sendo fortemente atacado pelos mujahidin. A URSS continua auxiliando os comunistas afegãos com apoio financeiro e bélico. Mesmo melhorando seu desempenho frente à guerra, o governo cai quando um de seus principais generais, Abdul Rashid Dostum, passa para o lado dos mujahidin.
Guerreiros Mujahidin
Retirada das tropas soviéticam em 1989


A confusão começa aumentar em 1992 quando a união dos mujahidin, que agora detém do poder, se desentendem e desfazem-se. Gulbuddin Hekmatyar  foi apontado como o responsável por um devastador ataque de foguetes contra Cabul,  Dostum começou a atacá-lo. Os confrontos destruíram grande parte de Cabul. Surge em 1994, o movimento dos talibãs no sul do país, com apoio dos paquistaneses. Os talibãs sobem ao poder depois de derrotar o presidente Burhanuddin Rabbani e seu chefe militar, Ahmad Shah Massoud, tendo a capital, Cabul, em 1996. Depois de tomar a capital, executaram o ex-presidente comunista Mohammad Najibullah e seu irmão.
Tomada de Cabul em 1996 pelos talibãs



Começa o Regime dos Talibãs. O lider do Talibã, Mulá Omar passa controlar quase todo o país, atuando como chefe de Estado, sob o título oficial de Chefe do Conselho Supremo (1996 a 2001). Após a queda de Cabul, Dostum e Massoud uniram suas forças para formar a Frente Unida Islâmica para a Salvação do Afeganistão (ou Aliança do Norte). Apesar da união de forças, os talibãs continuaram avançando contra a Aliança até controlar 95% do território afegão. Dostum temendo morrer sentiu-se forçado a abandonar o Afeganistão. Massoud não teve a mesma sorte, foi assassinado em 9 de setembro de 2001.
Dostum escapou da morte
Massoud, assassinado em 9 de setembro de 2001

Após o atentado de  11 de setembro de 2001, a Aliança do Norte, com apoio dos EUA e outros aliados, abateram os talibãs e estabeleceu uma nova república, sob o comando do Presidente Hamid Karzai. Os talibãs formaram com isso um movimento de resistência na porção meridional do país e com freqüência usam o território paquistanês como abrigo.
Tropas americanas em solo afegão
Moradores de Cabul em comemoração com a derrubada do regime Talibã

Nenhum comentário:

Postar um comentário