sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conflito na Caxemira

É uma região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia e o Paquistão. Uma parte foi anexada pela China.

Os dois países como grandes produtores de armas nucleares, travam uma batalha para quem fica com a “terra prometida” - Caxemira. Índia e Paquistão realizaram testes nucleares em 1998 e, em abril de 1999, experimentaram mísseis balísticos capazes de levar ogivas atômicas,não cumprindo aquilo que foi imposto pela ONU. Os dois países chegam à beira da guerra total. O primeiro-ministro ultranacionalista da Índia, Atal Vajpayee, ordena um pesado contra-ataque, que expulsa os separatistas em julho. A derrota paquistanesa leva a um golpe militar, liderado pelo general Pervez Musharraf, que depõe o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif. Índia e Paquistão travam na Caxemira, em 1999, um confronto com um saldo com 1200 mortos.
O povo caxemires não apoia o conflito para ficarem com suas terras, antes querem de uma vez por todas a independencia de seu territorio – o que na verdade está virando uma verdadeira “independencia ou morte”

Terrorismo

Em meados 1999 a 2000 deu a “louca no pasquistão”.Uma onda de explosões mata dezenas de civis nas maiores cidades paquistanesas. Com isso, interrompem o acordo de paz entre o governo da Índia e (Pasquistão) os separatistas muçulmanos da Caxemira em julho de 2000. Os combates recomeçaram, assim como as ações terroristas nos territórios do Paquistão e da Índia. Em agosto de 2000, o Hizbul Mujahidine, principal grupo separatista muçulmano na Caxemira, anuncia uma trégua unilateral. A Índia suspende operações militares na Caxemira, pela primeira vez em 11 anos. As negociações fracassam diante da recusa da Índia em admitir o Paquistão na negociação de paz.
Até então, os dois países concordam com o pleiscito,mas isso é só da boca para fora,pois o Paquistão não retirou as suas tropas da Caxemira.E vemos que essas duas nações trabalham com uma grande farsa,pois quando é sensionado um projeto contra a Caxemira, um dois países teimam e não concordar – uma pedra no sapato dos Separatistas caxemires. 
Em 1947, o domínio britânico na Índia terminou com a criação de duas nações: a Índia e o Paquistão.
Ao longo do território da caxemira, Índia e Paquistão em 1947,1965 e 1999 se enfretaram em guerras.
Em 1962,foi a vez da queda de braços entre índia e China,por Aksai chin.




*CURIOSIDADES-
Outra razão para o conflito na Caxemira é a água. A Caxemira é a fonte de vários rios e afluentes do rio Indo. Estes incluem o Jhelum e Chenab, que principalmente em fluxo no Paquistão, enquanto outros ramos - como os rios Ravi, Beas e Sutlej, irrigam o norte da Índia. O Paquistão tem sido apreensivo quanto a isso, em uma situação extrema, a Índia poderia usar a sua vantagem estratégica que dá a sua parcela da Caxemira e que passa na origem dos referidos rios e mantendo o mesmo canal, assim, estrangular a economia agrária do Paquistão.
 "Caxemira" (pode significar, "terra sem água" ou terra desidratada, Ká = água e Shimeera = secar) descrevia historicamente o vale ao sul da parte mais ocidental do Himalaia. Politicamente, no entanto, o termo "Caxemira" descreve uma área muito maior, que inclui as regiões de Jammu, Caxemira e Ladakh..O nome Caxemira tornou-se sinónimo de tecido da alta qualidade, devido à lã de caxemira produzida a partir das cabras nativas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário