sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FARC


A FARC é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que atua mediante táticas de guerrilha. ‘’Pelejam’’ pela implantação do socialismo na Colômbia. As FARC foram criadas em 1964 como aparatos militar do Partido Comunista Colombiano. Originaram-se como um puro movimento de guerrilha. Já na década de 1980,a organização envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes.Apesar de ser proibido o uso da “nóia” na corporação. Segundo estimativas do governo colombiano, as FARC possuem entre 6 000 a 8 000 membros. As FARC recruta adolescentes, chamados de ‘’Human Rights Watch’’. Ela domina grandes territórios colomianos.
Origem
Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela Revolução Cubana, os liberais aliados aos Conservadores que enviam tropas ao povoado de Marque tália. Inicialmente as FARC eram compostas por famílias camponesas e passa a receber crescentemente a influência do Partido Comunista colombiano. O governo colombiano persistiu nas negociações com as FARC-EP e outros grupos armados, obtendo relativo sucesso. Grupos como o EPL, o ERP, o Movimento Armado Quintín Lame e o M-19 depuseram armas e aceitaram os acordos de paz.
Antes do fim das negociações, um grupo de intelectuais colombianos, entre os quais o prêmio Nobel, Gabriel Garcia Marquez escreveu uma carta à coordenação dos grupos guerrilheiros denunciando as consequência das ações das FARC-EP.
Visão geral
As FARC-EP são dirigidas por um secretariado liderado desde março de 2008 por Alfonso Cano,] e seis outros membros, incluindo o comandante militar Jorge Briceño,. A "face internacional" da organização era representada por outro membro do secretariado, "Raúl Reyes", morto durante o ataque do exército colombiano contra um campo das FARC no Equador em março de 2008.
As FARC estão organizadas segundo as linhas militares e incluem diversas frentes urbanas ou células de milícia. As FARC-EP afirmam estarem abertas a uma solução negociada do conflito via um diálogo com um governo flexível, que aceitasse certas condições como a desmilitarização de territórios e a liberação de todos os rebeldes prisioneiros.
           
 Ataques no Brasil
Em 1991, um grupo de 40 elementos que se declararam membros das FARC invadiu o Brasil e atacou de surpresa um destacamento militar brasileiro de 17 homens, às margens do rio Traíra.
Conflito Colombiano
O conflito colombiano, um dos mais antigos da América Latina, deriva da disputa pelo poder entre liberais, conservadores e socialistas.Os liberais se aliaram com setores socialistas numa guerra civil contra os conservadores que durou 16 anos, de 1948 a 1964.a liderança de Manuel Marulanda, o Tirofijo, ex-combatentes liberais fundam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
O conflito colombiano, um dos mais antigos da América Latina, deriva da disputa pelo poder entre liberais, conservadores e socialistas.Os liberais se aliaram com setores socialistas numa guerra civil contra os conservadores que durou 16 anos, de 1948 a 1964.Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela revolução cubana, os liberais se aliam aos Conservadores e apoiam o envio de tropas ao povoado de Marquetália. Os camponeses comunistas, na fuga para as regiões montonhosas da Selva, constituem as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia as FARC.
O lider Manuel Marulanda, o Tirofijo, ex-combatente liberal fundam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.Nos anos 60 para lutar pela criação de um estado marxista. Outros grupos de esquerda como o guevarista Exército de Libertação Nacional (ELN) , e milícias de extrema direita entram no conflito. A partir dos anos 80, a Guerra Cívil ganha um novo protagonista: o tráfico de drogas. As FARC-EP financiam a luta armada à custa dos serviços de proteção vendidos aos traficantes e tanto as FARC quanto o ELN financiam sua luta à custa do seqüestro de civis. Cerca de 3 mil resgates são pagos anualmente às guerrilhas. A violência já matou cerca de 30 mil pessoas desde os anos 60 e tem forçado maciços deslocamentos internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário